segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Óleo de Coco


Hoje venho-vos falar deste óleo, para além de "estar na moda" este óleo é um óptimo substituto dos óleos normais ou até mesmo do azeite que usamos para cozinhar!

"O óleo de coco é um ácido gordo saturado que não se altera quando é aquecido. Por esta razão, é o melhor óleo para cozinhar. Também contém ácido dodecanoico( ou láurico), que é convertido pelo corpo em monolaurina. É conhecido por ajudar no combate a vírus e bactérias que causam doenças como o sarampo, o herpes simples, a gripe e a pneumonia.Também é descrito como um redutor da carga viral de HIV. Para aqueles que estão preocupados por estarem acima do peso, uma boa notícia: O óleo de coco possui ácidos gordos de cadeia média, o que significa que é enviado para o fígado e convertido em energia imediatamente. Já os ácidos gordos de cadeia grande são depositados no corpo como gordura, o que acarreta o ganho de peso. O óleo de coco está sendo difundido como um grande defensor do sistema imunológico e promotor de perda de peso."

Por estas e outras razões decidi elaborar uma lista do porquê do consumo do óleo de coco:


1 – Antioxidante

O Óleo de Coco tem uma ação antioxidante, que ajuda a proteger  o organismo da ação danificante  dos Radicais Livres.  A Gordura do Óleo de Coco Extra Virgem tem vitamina E que contém tocotrienóis e tocoferóis.

2 – Colesterol

Os óleos de coco também ajudam a reduzir o Colesterol LDL (o mau colesterol), além de evitar a oxidação do mesmo. E ao mesmo tempo a polpa de coco ajuda elevar o colesterol HDL, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e também doenças no cérebro.

3 – Emagrecimento com Óleo de Coco

O óleo de coco contém Triglicerídeos de Cadeia Média, que é de fácil absorção. Quando entram no nosso organismo tornam-se energia. Além de não necessitar de enzimas para a digestão e o metabolismo.

4 – Melhora o Sistema Imunológico

Além de ajudar a emagrecer, o Óleo de Coco também ajuda a melhorar o sistema imunológico, combatendo bactérias e fungos.  Melhora a absorção dos nutrientes, o que faz aumentar  as defesas do organismo.

5 – Regula a Função Intestinal

Os componentes do óleo de coco normalizam as funções intestinais. Além de eliminar as bactérias inimigas, protegem e favorecem o crescimento da “flora amiga”.

6 – Melhora o Funcionamento da Tireóide

Alguns estudos realizados há alguns anos atrás apontaram que a gordura de coco estimula a função da glândula tireóide, o que faz com que o Colesterol LDL produza hormonas anti-envelhecimento. E consequentemente acaba ajudando a prevenir doenças Cardiovasculares, Obesidade, Cancro e outras doenças relacionadas à idade.

7 – Ação Cosmética

Pelo fato do Óleo de Coco não ser baseado a água ele tem uma ação contínua no combate a rugas e também na hidratação da pele. Além de servir como um “condicionador” para o cabelo.

8 – Ação Dermatológica

Os Óleos de coco possuem uma substância que tem um grande poder bactericida na pele. Pode ser utilizado no tratamento de algumas doenças, cicatrizes e feridas.

9 – Diabéticos – Controle de Carboidratos

A gordura de coco é muito boa para os diabéticos, pois proporciona uma sensação de saciedade e ajuda a não liberar a insulina e contribui a compulsão por carboidratos e doces. 


Para quem anda à procura deste óleo e tem dificuldade em encontrá-lo fica a dica que no Celeiro existe a um preço que ronda os 8€ o frasco mais pequeno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário